Afinal, o que é OTAKU???

| terça-feira, 5 de março de 2013

  Hey, boys and girls~

  Muitos já devem ter passado por isso ou estão vivenciando o grande problema que é explicar a seus familiares ou amigos as seguintes perguntas básicas:

1) O que é "OTAKU"?




  Essa é geralmente a primeira pergunta a que somos desafiados a explicar e, dependendo da sua explicação você será taxado de "infantil" ou "retardado", o que nos deixa com má fama. Então, todo cuidado é pouco! Infelizmente, nós vivemos em uma sociedade chamada "Brasil", onde as pessoas não se interessam em estudar ou trabalhar, onde todo ônibus que você subir vai ter um vagabundo ouvindo Funk, e o normal (ESSENCIAL para ser ACEITO como um ser NORMAL) é você curtir Funk, perder o BV antes dos 10 anos de idade, perder a virgindade antes dos 15, dar trabalho aos pais, beber até cair, entre outros males. Pois é, sou velha. Tenho 21 anos de idade e cresci tendo um outro tipo de criação. E mesmo sendo a filha responsável com boas notas e interessada nos estudos, eu também tive de lutar para explicar o que é ser OTAKU. Aqui no Brasil, o termo "OTAKU" é utilizado para se referir aqueles que são fãs da Cultura Japonesa, onde a maioria é apaixonado por ANIMES, MANGÁS e frequentam EVENTOS DE ANIME. Pois é, olha só, pra explicar o que é OTAKU você tem de explicar o significado de um monte de outros termos o que faz as pessoas que não conhecem este mundo ficarem muito confusas. 

2) O que é "ANIME"?




  No Japão, anime é qualquer tipo de desenho animado que passa na televisão. Ex: Homem-Aranha, Turma da Mônica, Luluzinha, etc. Aqui no Brasil, esse termo é utilizado apenas para desenhos oriundos do Japão! Os famosos olhos grandes e coloridos com histórias estranhas que a maioria das pessoas acha chato. Mas não se espantem! Isso faz parte de uma coisa chamada preconceito! Muita gente prefere ver BBB... Você vai discutir pra quê? É como ir ao cinema pra ver um filme, uns gostam de Terror, outros de Romance. A única explicação que basta: ANIME é desenho animado de olhos grandes que vem do JAPÃO! Não explique mais do que isso! É sério... Senão você vai parecer um ser de outro planeta!

3) O que é "MANGÁ"?




  Quando você era criança seus pais não compravam gibi da mônica, pato donald´s, entre outros? Então! MANGÁ nada mais é do que o gibi japonês! Diga a eles que são histórias desenhadas e feitas por escritores japoneses. Assim como Stan Lee quis transmitir o senso de responsabilidade através de Homem-Aranha, nada mais comum do que ver outros artistas querendo passar alguma mensagem pra gente. E o melhor, você aprende muita coisa de outro país! Ou seja, ler MANGÁ não é desperdício. Além de incentivar a leitura, você aprende bastante e pra quem desenha é uma mão na roda pra ter inspiração e desenhar nos traços de determinado artista :D

4) O que é um "EVENTO DE ANIME"?




  Esse é o maior problema da maioria dos OTAKUS... Pelo menos foi o meu maior problema... Primeiro passo: explicar que é um encontro de pessoas com interesses em comum, no caso, OTAKUS, que podem consumir mangás, se divertir com video games, poder ter a oportunidade de conhecer dubladores, entre muitas outras coisas divertidas. Minha mãe, no início, ficou com medo de me deixar ir num EVENTO DE ANIME sozinha. E olha que na época eu tinha cerca de 13/14 anos de idade. Graças ao pai de um amigo próximo meu pude realizar esse sonho e convencer minha mãe de que ir a um evento não é perigoso. Ah, você esqueceu do "Apocalipse Dreams"! Não! Eu não me esqueci! Tudo de ruim aconteceu no dia. Evento em Sampa com chuvas torrenciais, apagões, e ainda, com direito a bombas de pimenta xD Cara, foi um terror! Mas acreditem, tudo que NÃO acontece num EVENTO DE ANIME, ocorreu nesse! Quem causou tudo isso? Um maloqueiro! Isso mesmo que você acabou de ler: MALOQUEIRO! Ultimamente o público dos EVENTOS DE ANIME não são apenas OTAKUS. Alguns vândalos e funkeiros entram e causam confusão, e nós sofremos o preconceito. Isso é o motivo de ampliarem a segurança, não permitindo o consumo de álcool e revistarem nossas bolsas e mochilas ao entrarmos no local. Mas, no GERAL, todos são seguros. O único inconveniente nos dias de hoje é que EVENTO DE ANIME é lotado! Então cuidado! Se for pra deixar suas coisas em algum lugar, procure um guarda volume ou um amigo por questões de segurança. Fora o "Apocalipse Dreams" não tive nenhum outro problema nesses eventos. Eu adoro! Consigo comprar blusas de meus personagens favoritos! Compro muitos mangás e com desconto graças as revistarias! Me divirto jogando Pokémon TCG! É muita coisa boa! Além de poder encontrar os amigos e tirar fotos dos COSPLAYERS!

5) O que é "COSPLAY" e "COSPLAYERS"?


Personagem Dark - DN Angel

Renato - Otaku e Cosplayer 


  Esse aqui é um tema que assusta uns e encantam outras pessoas. COSPLAY é a arte de se vestir como seu personagem favorito de ANIME ou MANGÁ, e interpretá-lo, como num teatro! Em EVENTOS DE ANIME você vai encontrar pessoas fantasiadas de diversos personagens, que permitem você tirar fotos e é capaz até de fazer novas amizades! Muita gente é talentosa e faz isso por pura diversão! Lógico, nem todo OTAKU é COSPLAYER. Pois envolvem custos! E na maioria das vezes muito altos. Não envolve só a compra de tecidos, como a confecção de acessórios e a contratação de uma boa costureira. Mas como explicar que tal ato é normal? Simples! Não existe HALLOWEEN? Não existe FESTA A FANTASIA? É a mesma coisa! Só que em escala maior e com personagens japoneses :D

  Espero ter ajudado aos novatos! Tudo não passa de minha opinião! 

  Obrigada por quem vem me acompanhando!

  E logo teremos um novo post :D

  Até a próxima, amigos! o/





3 comentários:

  1. Muito bom o post sobre o que é ser otaku, na visão de uma otaku. Mas "otaku", eu não gosto de ser chamado assim.
    Vá ao Japão e verá que quem gosta de mangás e animes, que vai à convenções de mangás e animes e que faz cosplay não são rotulados de otakus. São apenas pessoas normais com tais interesses pessoais.
    Um otaku, termo oriundo do Japão, lá é uma pessoa com determinado vício compulsivo que se exclui da sociedade para viver em questão disso. São mal vistos pelas pessoas, inclusive pelas pessoas que gostam de mangás, animes, eventos e cosplay.
    Mesmo que no Brasil, o termo "otaku" tenha tido seu significado alterado por outro, eu não me sinto bem sendo chamado assim só por eu gostar de mangás, animes, eventos e cosplay. Por que que aqui quem gosta dessas coisas tem que ser rotulado? Por que não pode ser chamado apenas de uma pessoa normal que gosta de tais coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar meu blog! E sim, eu entendo ^^ Mas o post foi mais para explicar para a sociedade sobre os nossos Hobbies que não são vistos como coisas normais de brasileiros. O rotulo existe em qualquer lugar, mas "otaku" foi disseminado entre pessoas que curtem mangás e animes. É praticamente pra definir que você gosta da cultura japonesa aqui no Brasil. Temos que conviver com isso. Mas eu não sou chamada por meus amigos de "otaku", porque não é uma palavra fácil de lembrar por aqueles que não conhecem japonês. Então não tenho muitos problemas em fazer parte desse mundo :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Next Prev
▲Top▲